quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Eliziane expõe prioridades em saúde e educação durante sabatina de O Imparcial

Candidata garantiu que, caso seja eleita prefeita de São Luís, construirá um hospital na capital maranhense de forma imediata. Ela prometeu ainda erguer pelo menos oito escolas em tempo integral.


A candidata da coligação São Luís de Verdade, Eliziane (PPS-23) expôs hoje (25) em sabatina promovida pelo jornal O Imparcial as prioridades de sua gestão, caso seja eleita prefeita de São Luís. Segundo Eliziane, se lograr êxito nas urnas, construirá imediatamente um hospital na capital maranhense. Ela prometeu, ainda, que construirá pelo menos oito escolas em tempo integral na cidade.
No início do programa, apresentado pelos jornalistas Raimundo Borges e Lisiane Martins, Eliziane citou a sua origem humilde (natural da cidade maranhense de Araguanã). Gama avaliou que as dificuldades enfrentadas por ela durante a carreira estimulam a busca por soluções para a cidade. “Conheço as dificuldades, as vivenciei na prática. Sei como resolver os problemas e posso enfrenta-los”, disse.
Na etapa seguinte da entrevista, Eliziane teceu críticas à atual gestão municipal. Para ela, a administração da Prefeitura de São Luís “não faz a arrecadação tributária” como deveria. Para justificar a tese, Gama citou, por exemplo, o sistema portuário ludovicense. “A capital maranhense não dispõe de um sistema digno para recolhimento dos tributos oriundos dos investimentos advindos de nossa malha portuária. Nossa capital possui uma estrutura referência no mundo e a atual gestão não faz jus disso, pelo bem da nossa cidade”, afirmou.
Em seguida, Eliziane analisou o cenário da saúde e da educação da cidade. De acordo com ela, em quatro anos, não se fez nenhum investimento na formação infanto-juvenil. “Não foi construída, se quer, uma escola com incentivo próprio. Como é que se pode pensar numa São Luís melhor sem a formação dos nossos jovens? A educação será prioridade em nosso governo, com a construção de pelo menos oito escolas em tempo integral. O que existe hoje, na capital maranhense, é um conjunto de unidades de um projeto que não prevê, na integralidade, a educação. Isso irá mudar no meu governo, caso seja eleita”, disse.
Ela citou ainda, para justificar os problemas na área da educação, o déficit escolar dos jovens ludovicenses. “Pelo menos vinte por cento das crianças de até oito anos de idade possuem déficit escolar. Em meu governo, todas as crianças desta faixa etária, onde inicia a formação do cidadão ou cidadã, saberão ler e escrever”, garantiu Eliziane. Sobre a saúde, a candidata afirmou que ampliará a oferta da rede pública para pacientes da capital maranhense e de outras cidades.
Ainda neste setor, a candidata do PPS anunciou a construção de um novo hospital em São Luís, como uma das primeiras ações de seu governo. “Se estou falando em construção de hospital, é porque é possível ser feito. Todo o plano de governo tem embasamento técnico e financeiro. Eu vou fazer, não será uma promessa de campanha”, disse. Além disso, Eliziane informou que, se eleita prefeita, fará o incremento das equipes da Saúde da Família. “É necessário não somente o investimento em alta e média complexidade, mas também na baixa complexidade”, disse.
Sobre transporte, Eliziane disse que a gestão deste setor se pautará em três princípios: custo, tempo de aplicação e montante de pessoas beneficiadas. Além da privatização do VLT, Eliziane disse que é “obrigação da Prefeitura” subsidiar o transporte público. “É inadmissível que a atual gestão arque com apenas três por cento de recursos próprios no transporte”, disse. Ela citou ainda que construirá novas vias da cidade e ampliará as atuais. “A Via Expressa, por exemplo, conforme projeto previsto no Ministério das Cidades, prevê a aplicação de quinhentos milhões de reais na ampliação desta via, até o Anil e Cohab. Isso desafogará o trânsito da cidade e, se prefeita, mostrarei que o projeto, ao contrário do que se diz atualmente, é possível de ser feito”, garantiu.
Por fim, a candidata abordou temas específicos e escolhidos durante a sabatina, como emprego e renda. Se eleita, Eliziane disse que dará continuidade a projetos, como o Cinturão Verde (iniciado na gestão da ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade). Além disso, revitalizará o centro histórico da cidade, capitalizando recursos e promovendo oportunidade social para as pessoas. “ Somado a isso, vamos voltar nossas atenções para a capitalização de recursos na área da cultura. Nossa cidade tem este setor como referência no país e pouco se faz ainda para valorizá-la. Isso irá mudar na nossa gestão”, disse.
Ainda no encerramento, Eliziane fez um agradecimento à confiança dos eleitores e se dirigiu aos indecisos. “Peço o seu voto, caso ainda não saiba em quem votar. É importante contar com a confiança das pessoas, para uma gestão digna e de caráter”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário