quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reajustes de planos de saúde coletivos chegam a 70%

Nove em cada dez planos de saúde coletivos reajustaram as mensalidades com índices acima da inflação no último ano. O levantamento foi feito pelo Instituto de Defesa do Consumidor e mostra que, em alguns casos, o aumento fica bem acima da inflação, passa de 70%.
A fórmula que as empresas usam parece aquelas equações de física. A Agência Nacional de Saúde não estabelece um limite de reajuste para os planos de saúde coletivos. As operadoras só precisam informar o valor.
Hoje, 80% dos planos de saúde do Brasil são coletivos. E desses 88% são de até 30 vidas. Na prática, isso significa que muita gente não tem como se proteger dos aumentos.
Parece complicado. E é. “É impossível. Esses números, e essas letras, enfim, não é matematicamente possível de fazer, porque inclusive tem alguns dados, reajuste da consulta medica”, reclama Beatriz Rosenberg, empresária.
Essa é a formula de reajuste do plano de saúde da Beatriz. Leva em conta dados tão difíceis de se imaginar, como os preços de diárias e taxas hospitalares. Até 2009, ela tinha um plano de saúde familiar. Mas custava caro e ela resolveu mudar de operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário