sexta-feira, 8 de abril de 2016

CBOO SDS – Ed. Eldorado Bloco D nº 60 Sala 113 – CEP: 70.392-901 – Brasília-DF
Telefone: (61) 3323-9200 / 3321-4689 e-mail: cboo@cboo.org.br


NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

 E À SOCIEDADE MARANHENSE 


Em atenção à imprensa e à sociedade maranhense, em virtude de notícias veiculadas no dia 15 de março de 2016, o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO, sociedade de caráter associativo, vem esclarecer que: 

1. A Optometria é profissão da área da saúde, legítima, livre e independente, não médica, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. 
2. O optometrista está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas que irão compensar as alterações visuais e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual, ficando responsável também pela a detecção primária de alterações patológicas oculares e ou sistêmicas, devendo, nestes casos, providenciar o encaminhamento dos pacientes aos cuidados médicos. 
3. A formação em Optometria é autorizada e chancelada pelo Ministério da Educação e pelas mais altas Cortes do País. Os cursosde Optometria são formatados seguindo parâmetros internacionais, formando e qualificando seus egressos em programas especificamente dedicados ao estudo de todo o sistema visual.
4. A Optometria é uma profissão secular, é independente, completamente difundida e respeitada em mais de 130 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal , Espanha, Rússia, Japão, China, índia, África do Sul, Israel, Líbano, Austrália, Nova Zelândia e outros. É reconhecida e fomentada ainda, notoriamente, por entidades como a Organização Mundial da Saúde – OMS, Organização PanAmericana da Saúde – OPAS, a Organização das Nações Unidas – ONU/UNESCO e Organização Internacional do Trabalho – OIT.
5. Destaque-se que a A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que “a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo”. 
6. A despeito de toda a controvérsia gerada pela classe dos Oftalmologistas, é importante consignar que a posição de parte desta categoria que insiste em não reconhecer a Optometria, encontra-se totalmente divorciada do entendimento científico mundial, sendo que o próprio Conselho Internacional de Oftalmologia, defende a atuação do Optometrista como profissional habilitado para prestar cuidado à saúde visual, definindo ser o mesmo “o profissional da saúde (não qualificado como médico) treinado na detecção, medição e correção de erros refrativos, habilitado a detectar a visão subnormal e a presença de problemas oculares”. Referido Conselho de Oftalmologia determina ainda que estão dentre suas atribuições do Optometrista “fornecer serviços de exame de refração; detectar doenças oculares tais como catarata e glaucoma, conduzindo o paciente a um especialista; fornecer cuidado ocular primário, dentre outros. 
7. Colocando uma pá de cal na celeuma acerca da legalidade da atuação do Optometrista, a edição da Lei nº 12.842/2013 reiterou o entendimento do STJ e das Organizações Internacionais sobre a atuação deste profissional, tornando claro e objetivo que a prescrição e adaptação de lentes de grau não são atividades privativas do Oftalmologista. Diante deste inequívoco quadro científico e legal, o CBOO, filiado ao Conselho Mundial de Optometria (WCO) reitera que a atuação do Optometrista é independente, regular e necessária, assegurando, outrossim, atendimento visual de qualidade e de amplo acesso à população brasileira. 
Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO 
Ricardo Bretas 
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário