quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Eliziane pede a Dnit solução para assoreamento de Rio no Delta do Parnaíba

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) informou nesta quarta-feira (9) que enviará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – órgão ligado ao Ministério dos Transportes – oficio em que pedirá solução para o assoreamento do Rio Santa Rosa, que corta o município de Araioses (MA), considerado “porta de entrada do Delta do Parnaíba”.
A obstrução do Santa Rosa, segundo a parlamentar, tem causado a salinização da água.
“O Rio está obstruído. Isso está trazendo grandes prejuízos para a agricultura e para a pecuária. Por exemplo, a produção de arroz na região é em larga escala, mas hoje está prejudicada por conta do assoreamento desse rio. Nós temos também, lá, uma grande bacia leiteira, mas que também está prejudicada porque depende da qualidade e da quantidade da água”, justificou Eliziane Gama.
A deputada diz que se a obra de drenagem do material no leito do Rio não for feita, haverá prejuízo para toda a região.
“Eu subo a esta tribuna para pedir a sensibilidade do DNIT. Se o projeto não for executado, o impacto na economia da cidade será realmente em proporções inimagináveis. Isso realmente precisa ser evitado. É necessário haver a desobstrução dessa boca porque o Rio Santa Rosa é um dos cinco principais rios que formam as cinco bocas de todo o Delta do Parnaíba, que atende exatamente esta região”, disse Eliziane Gama, ao se manifestar no plenário da Câmara dos Deputados.
A deputada maranhense disse ainda que juntamente com outros parlamentares deverá fazer uma visita à região de Araioses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário