segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Depois de anos parado, Pam Diante abre as portas

O centro terá serviços em mais de 20 especialidades e também contará com um Laboratório de análise clínicas e patológicas. *
A governadora Roseana Sarney entregou à população, na manhã desta segunda-feira (29), mais uma importante obra do Programa Saúde é Vida, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante é um espaço reformado e modernizado, adequando o antigo PAM Diamante para atendimentos de média complexidade.
Na nova unidade de saúde a população terá acesso a consultas especializadas em mais de 20 áreas específicas, contando com o atendimento de 60 especialistas em dois turnos de trabalho. No local, também funcionará o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), que além de análises clínicas prestará serviços de saúde pública junto à Vigilância Sanitária e controle de endemias.
A governadora visitou todos os setores do hospital para conhecer as novas instalações e destacou a relevância de obras como essa para a sociedade. “Hoje temos um aumento considerável na longevidade da população. Isso nos alerta para um investimento maior nas questões de saúde”, ressaltou. Roseana também aproveitou a ocasião para agradecer as equipes médicas presentes pelo importante serviço prestado aos maranhenses e destacou que com a reabertura do PAM Diamante a rede de hospitais da cidade será complementada.
Para o secretário de Saúde em exercício, José Mário Leite, a inauguração da obra é um importante acontecimento para a sociedade maranhense. “Nesta unidade resolveremos mais de 60% dos casos simples de atendimento médico. Aqui temos equipamentos e uma equipe empenhada para prestar esse serviço vital para a nossa cidade. Hoje é um grande dia para nós”, disse.
Ao todo, são 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e 48 hospitais em funcionamento em todo o Estado. Os recursos humanos também tiveram um avanço considerável, visto que, hoje, a equipe médica da capital é formada por 948 especialistas e no interior do Estado são 707 médicos prestando atendimento em 58 unidades que integram o Programa Saúde é Vida.
O Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante demonstra a evolução nos últimos cinco anos na saúde pública do Maranhão, como ressaltou o diretor geral do Lacen, o Dr. José Ribamar. “Hoje a eficiência na saúde pública tornou-se uma realidade. O Lacen é um retrato disso, além de novos serviços, vamos contribuir para pesquisa e ensino nas áreas de saúde e bem-estar”, disse.
A nova unidade de saúde contará com as especialidades nas áreas de Cardiologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Proctologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ginecológica, Toráxica, Plástica, Buco Maxilo, Neurocirurgia, e exames de Densitometria Óssea, Endoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter, Mapa, Ecodoopler Vascular, Teste Ergométrico, Urodinâmica, Citoscopia e Penioscopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário