sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Novo secretário da Sejap assume e diretores são afastados

Paulo Rodrigues, novo secretário da Sejap(Foto: G. Ferreira)
O novo titular da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciaria, Paulo Rodrigues da Costa, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (25), anunciando que começa a trabalhar com o desafio de por ordem na casa: “Vou utilizar minha experiência para desenvolver uma nova linha de trabalho. Temos, como missão, fazer com que cada detento cumpra sua pena dentro da normalidade, visando ao bem-estar e à segurança tanto da sociedade quanto dos presos”, afirmou.
No final da tarde, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) divulgou nota à imprensa informando que determinou o afastamento imediato de Carlos Eduardo Sousa Aguiar, diretor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e de Elenilson Araújo, diretor administrativo da CCPJ de Pedrinhas, até que sejam concluídas as investigações sobre o vídeo do detento André Escócio de Caldas.
Além da Corregedoria da Sejap, a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) - órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) –, e a Polícia Federal estão investigando o caso.
O detento André Escócio de Caldas entrou na campanha eleitoral ao aparecer em um vídeo, veiculado pela TV e pela Rádio Difusora - ambas de propriedade do candidato Lobão Filho (PMDB) - e por blogs e portais de jornalistas ligados ao grupo Sarney, no qual aponta Flávio Dino (PCdoB) e outras duas pessoas – Weverton Rocha (candidato do PDT à reeleição como deputado federal) e uma certa Patrícia – como mandantes de um assalto ao carro-forte de um banco, ocorrido no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em 11 de fevereiro passado.
Ouvido pelo delegado Tiago Mattos Bardal, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), André Escócio confessou que o vídeo foi gravado há pouco mais de uma semana, na sala do diretor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, Carlos Aguiar.
De acordo com o depoimento ao delegado, para gravar o vídeo envolvendo Dino, o presidiário teria recebido do diretor “promessa de um alvará de soltura e mais uma boa quantia em dinheiro, além do declarante [André Escócio] ficar ‘blindado’ (protegido) no sistema”. O diretor e o chefe de segurança da CCPJ também já prestaram depoimento na Seic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário