segunda-feira, 16 de março de 2015

Renan será investigado por três crimes: corrupção, quadrilha e lavagem

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responderá a três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) decorrentes das apurações da Operação Lava Jato. Renan será investigado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As investigações, solicitadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foram autorizadas pelo ministro Teori Zavascki, que relata a Lava Jato no Supremo.
Apesar do pedido apresentado nesta sexta por Renan para ter acesso aos autos antes da abertura do inquérito, Teori mandou abrir três apurações contra o presidente do Congresso. Em duas delas (PET 5254 e PET 5274), o senador terá a companhia do deputado peemedebista Aníbal Gomes (CE). Nos dois casos, ambos serão investigados por corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.
O procurador-geral solicitou, além da abertura de inquérito, reunião de documentos, tomada de depoimento dos investigados e a quebra do sigilo do procedimento, além de diligências específicas. Em sua delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que o presidente do Senado recebeu pagamentos que “furaram” o teto de 3% estabelecido como limite dos repasses a políticos no esquema de corrupção montado em torno da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário