segunda-feira, 30 de março de 2015

São Luís vive dia de ato contra o aumento da passagem nos ônibus

Vários setores da população, notadamente os mais afetados pelo reajuste de 16% nas tarifas do transporte anunciado por empresários do setor e pela SMTT na tarde da última sexta-feira, planejam a realização de vários atos na capital contra o que consideram um verdadeiro assalto aos bolsos dos trabalhadores, estudantes e famílias ludovicenses em geral.
Sem qualquer debate, a população foi pega de surpresa pelo aumento já no final de semana, sob a alegação de aumento nos custos com combustíveis e salários dos trabalhadores do setor, entre outros gastos. Movimentos que chamam à mobilização, como a recém-criada frente de lutas contra o aumento da passagem de ônibus em São Luís, que reúne trabalhadores e estudantes, contestam os dados e, por sua vez, rebatem cobrando a planilha de custos das empresas, dado ocultado por elas e aos quais a população não tem acesso para que as informações possam ser discutidas. Nem Câmara de Vereadores nem Prefeitura não parecem determinadas a abrir essas contas à população, não agindo com a transparência necessária à prestação de um serviço público.
O ato chamado pela frente tem concentração a partir das 15h em frente à Biblioteca Pública, na Praça Deodoro, Centro da Capital, mas já há informações sobre vários atos acontecendo na manhã desta segunda-feira em São Luís.
Além de contestarem o reajuste feito sem dados que o justifiquem, os manifestantes cobram qualidade e segurança na prestação do serviço, a saída do secretário Canindé Barros que, tendo passado por três gestões diferentes, não contribuiu para aliviar o sofrimento da população que pena nos ônibus, nas paradas e nos engarrafamentos, mas é ágil em atender as empresas, tendo concedido dois reajustes em menos de um ano. Cobram ainda providências sobre o VLT, licitação nos transportes e o cumprimento da promessa do Bilhete Único, feito pelo atual prefeito durante a última campanha, mas nunca cumprida.
A frente contra o aumento chama a população para o ato desta segunda-feira e conclama para que todos se mantenham mobilizados até que o aumento no preço das passagens seja cancelado pela Prefeitura e que os demais itens da pauta sejam encaminhados.
PAUTA EMERGENCIAL:
- Revogação IMEDIATA do reajuste da tarifa dos ônibus, anunciado na sexta-feira dia 27 de março de 2015;
- Abertura e transparência das contas do SET e do Sistema Público de Transporte de São Luís do Maranhão;
- Passe Livre estudantil já;
- Volta da domingueira, com meia para todos, imediatamente;
- Aumento da frota sem aumento da passagem;
- Fora Canindé Barros da SMTT: após passar por três gestões diferentes, o secretário nada fez para amenizar o problema da população na questão do transporte, representando apenas os interesses do empresariado do setor, como se vê com o segundo aumento do preço da passagem em menos de um ano;
- Melhores condições de trabalho para motoristas e cobradores;
- Criação da empresa municipal de transporte;
- Melhorias imediatas na qualidade do transporte coletivo (resolver imediatamente o problema da superlotação, atrasos sistemáticos e engarrafamentos);
- Apresentação por parte da Prefeitura e do Governo do Estado de um plano emergencial de mobilidade urbana para a grande ilha, com foco nas questões levantadas no item interior e na integração da Grande São Luís.
- Apresentar estudos imediatos sobre implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, já pago pela população, e o Bilhete Único, prometido durante as eleições, com previsão de implementação imediata dessas ferramentas, que contribuem para minar o cartel das empresas que hoje controlam o transporte público da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário