quarta-feira, 17 de maio de 2017

Tribunal de Contas do Maranhão suspende licitação da EMSERH

Decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (17) e visa evitar risco de dano ao erário. O processo está suspenso até o julgamento do mérito.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) concedeu medida cautelar suspendendo procedimento licitatório realizado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A decisão desta quarta-feira (17) atende a denúncia com pedido de liminar formulada por um dos participantes do certame, a Empresa Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão Ltda. (Lacmar).
A denunciante diz a licitação conduzida pelo presidente da Comissão Central de Licitação da EMSERH teria praticado atos administrativos contrários à lisura do processo. Entre outros fatos, a empresa alega ter sido inabilitada sob o argumento de não ter apresentado Atestado de Capacidade Técnica que contemplasse todo o objeto licitado.
Entre outros fatos, a empresa alega ter sido inabilitada sob o argumento de não ter apresentado Atestado de Capacidade Técnica que contemplasse todo o objeto licitado.
Por outro lado, a denúncia diz que a empresa concorrente teria se valido de “expediente reprovável” para garantir sua habilitação, na medida em que usou de forma mesclada documentos pertencentes à matriz e à filial, além de ter apresentado balanço contábil registrado apenas em cartório de Pessoas Jurídicas, quando deveria constar também o registro de praxe da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema).
Para evitar risco de dano ao erário, o TCE determinou a suspensão do procedimento licitatório até o julgamento do mérito, medida que inclui a citação da Presidente da Comissão Central de Licitação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, Jéssica Thereza M. R. Araújo, do Pregoeiro Francisco de Assis do Amaral Neto e do presidente da empresa, Anderson Flavio Lindoso Santana, para que se pronunciem acerca da denúncia no prazo de até quinze (15) dias, contados da data do recebimento da decisão. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário