sábado, 28 de novembro de 2015

Irmão do senador João Alberto é condenado a 15 anos de prisão

Klinger Luiz de Oliveira Souza, o ‘Oliveirinha’, irmão do senador João Alberto de Souza, presidente da Comissão de Ética do Senado e do PMDB do Maranhão, foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão sob acusação de envolvimento num esquema de cobrança de propina de empresas de transporte contratadas pela Prefeitura de Santo André (SP), na gestão do então prefeito Celso Daniel, executado a tiros em São Paulo, em janeiro de 2002.
O fato ganhou repercussão nacional, com publicações na Rede Record, G1, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. 
Sentença da 1.ª Vara Criminal de Santo André (Grande São Paulo) condenou os empresários Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e Ronan Maria Pinto, além do ex-secretário de Serviços Municipais da cidade, Klinger Luiz de Oliveira Sousa, acusados de liderar esquema de cobrança de propina de empresas de transporte contratadas pela Prefeitura na gestão do prefeito do PT Celso Daniel – executado a tiros em janeiro de 2002.
Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, os empresários que não entregassem quantias em dinheiro eram ameaçados de terem os contratos com a Prefeitura suspensos.
Ronan Maria Pinto foi condenado a 10 anos, quatro meses e 12 dias de reclusão, em regime fechado, e pagamento de multa pelos crimes de concussão e corrupção ativa, por várias vezes. Sérgio Gomes da Silva e Klinger Luiz de Oliveira Souza a 15 anos, seis meses e 19 dias de reclusão, em regime fechado, bem como ao pagamento de multa pelos crimes de concussão, corrupção passiva, por várias vezes. (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário