terça-feira, 24 de novembro de 2015

PF prende no MA e PI suspeitos por desviar R$ 11 milhões da Previdência

Equipes da delegacia da Polícia Federal (PF) de Caxias (a 360 quilômetros de São Luís), ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e Previdência Social (MPS) e Ministério Público Federal (MPF), além de órgãos que integram a Força-Tarefa Previdenciária, deflagraram, na manhã de ontem (24), a Operação Quilópode, de repressão a crimes previdenciários no Maranhão. Segundo a PF, o prejuízo inicial é de R$ 11 milhões. Os nomes dos suspeitos presos e conduzidos não foram divulgados pela PF.
Os policiais saíram às ruas para cumprir 10 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva, além do sequestro e arresto de bens e valores, nas cidades de Caxias, Codó, Vargem Grande, Presidente Dutra, Barreirinhas, Paço do Lumiar e São Luís (todas as sete no MA) e Teresina (no PI).
Entre os mandados judiciais, está o que determina que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspenda o pagamento de 288 benefícios assistenciais com graves indícios de fraude, submetendo-os a procedimento de auditoria.
A operação contou com a participação de 100 policiais federais e 5 servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR), vinculada ao Ministério da Previdência Social.
Em São Luís, foram presas preventivamente três pessoas. Uma pessoa foi conduzida coercitivamente e houve uma busca e apreensão. 
Em Codó, os policiais federais estiveram numa loja de venda de peças de moto na Avenida Santos Dumont e fizeram pelo menos três prisões. Numa casa da Avenida Marechal Castelo Branco, também em Codó, foram apreendidos vários documentos, assim como numa residência da Rua 14 de Abril, no bairro São Benedito, onde, além de documentos, diversos cartões magnéticos e outros materiais foram recolhidos para servirem de prova no inquérito policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário