quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MA entre os estados mais transparentes do Brasil

CGU divulga lista dos estados que melhor cumprem lei de transparência no Brasil

Bahia, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, foram considerados os estados mais transparentes do Brasil pela Controladoria-Geral da União (CGU). A constatação foi obtida a partir da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT).
Já os estados menos transparentes são Amapá, Amazonas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Roraima, Acre e Rondônia. A pesquisa mede o grau de transparência pública nas unidades federativas brasileiras quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI).
São Paulo é o único estado a conquistar a nota dez de forma consecutiva. No topo do ranking na avaliação anterior, dessa vez, o Ceará caiu de posição. Também tiveram um desempenho pior os estados de Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe.

Sistema de pesquisa
A pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos. Entre eles, estão todos os estados e suas respectivas capitais, os entes já avaliados na primeira edição do ranking, além de novos municípios selecionados por meio de amostra definida por sorteio eletrônico. Para executar a avaliação, foram efetuados quatro pedidos de acesso à informação.
Desses quatro, três foram voltados a assuntos das principais áreas sociais (saúde, educação e assistência social) e um baseado na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado. As notas recebidas pelos entes avaliados foram calculadas pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso (25%); e a efetiva existência de transparência passiva (75%). Com informações das assessorias de imprensa do governo de São Paulo e da CGU. (Consultor Jurídico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário