quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Debate da TV Guará adiado para segunda-feira

Em virtude da tragédia que abalou o Brasil hoje com a morte do presidenciável Eduado Campos, a TV Guará adiou para segunda-feira, o debate que seria realizado amanhã, a partir das 22h, com duração de duas horas, um debate com todos os candidatos a governador do Maranhão. 
Segundo a direção da emissora, o debate cumpre todas as exigências legais e recebe todos os candidatos de forma igualitária. Terá quatro blocos, cada um com estrutura e regras diferentes. Flávio Dino, Lobão Filho, Pedrosa, Saulo Arcângeli e Zeluís Lago farão e responderão perguntas entre si.
No primeiro bloco, os debatedores perguntam e respondem entre si com temas pré-determinados pela emissora e sorteados no momento do debate. São eles: Saúde, Segurança, Educação, Economia, Serviço Público e Desenvolvimento Estadual. Também são sorteados o candidato que vai perguntar e o que vai responder. As respostas são seguidas de réplica e tréplica, entre os candidatos sorteados.
A definição do tempo a ser usado por cada candidato nesse bloco é de um minuto para pergunta, dois minutos para resposta e um minuto para réplica e um para tréplica.
O debate segue com o candidato que respondeu fazendo a pergunta, sendo sorteado o candidato que responde, e um novo tema, sem repetição, até que o ciclo com todos os candidatos se encerre.
No segundo bloco os candidatos respondem perguntas feitas por entidades de classe do Maranhão. Seguindo indicação da emissora e aprovação dos representantes de partidos e coligações, foram convidadas para elaborar perguntas: OAB-MA, Fiema, Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Professores da Universidade federal do Maranhão (Apruma), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Neste bloco, além da entidade e do candidato que vai responder, será sorteado um candidato que vai comentar a resposta. O comentário tem direito a réplica. O candidato que comenta responde a pergunta seguinte (também sorteada), com comentário de um novo candidato sorteado e assim sucessivamente até fechar o ciclo.
No terceiro bloco os debatedores perguntam e respondem entre si com temas livres. A dinâmica é a mesma do primeiro bloco.
No quarto bloco os candidatos farão suas considerações finais. Cada candidato terá 3 minutos.
No último bloco os candidatos que se sentirem ofendidos ou prejudicados terão direito de resposta. As demandas serão levadas pelos assessores dos candidatos e serão avaliadas pela direção da emissora com a assessoria de um advogado especialista em direito eleitoral. Caso seja concedido, o direito de resposta tem 2 minutos de duração.



A emissora vai permitir a presença no estúdio de dois assessores por candidato. Os demais acompanhantes, até cinco pessoas, acompanham o debate em televisores instalados na recepção da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário