segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fraude de 500 milhões em seis agências da Caixa no MA

Delegados da Polícia Federal apresentam detalhes da operação de combate a fraudes
Dezoito pessoas foram conduzidas à sede da Polícia Federal para serem ouvidas sobre um esquema de corrupção em financiamentos imobiliários instalado dentro das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), em São Luís. A operação foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18), e resultou também no cumprimento 19 mandados de busca e apreensão e na suspensão da função pública de sete funcionários da Caixa Econômica na capital maranhense. As operações fraudulentas envolveram R$ 500 milhões em 2010, conforme a PF.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Silva Saraiva, os mutuários que buscavam financiamento na Caixa Econômica eram obrigados a pagar taxas desnecessárias, uma vez que se referiam à intermediação do negócio, o que nem sempre ocorria. "Essas empresas eram encabeçadas por servidores ou pelos próprios gerentes da Caixa Econômica Federal. Houve uma agência em que 100% dos contratos eram fraudulentos", afirmou o superintendente da PF. De acordo com a Caixa Econômica Federal, seis agências estariam ligadas ao esquema - todas em São Luís.
Seis agências envolvidas - Em coletiva de imprensa realizada hoje pela manhã (18/ago), a Superintendência Regional da Polícia Federal do Maranhão apresentou outras informações a “Operação Cartago”, deflagrada para combater um esquema de fraudes em financiamentos de imoveis no Maranhão.
O esquema envolvia seis agências da Caixa Econômica em São Luís, com participação de funcionários do banco. Em umas das agências investigadas, foram detectadas fraudes em todos os contratos firmados no ano de 2010. Pelo menos seis agências serão investigadas por participarem do esquema de corrupção.
Durante a coletiva, a Polícia Federal também informou que empresas de construção civil também são investigadas no esquema, mas não citou o nome de nenhuma por conta do processo correr em sigilo de Justiça.
Há vários anos, tem sido divulgadas na imprensa diversas noticias apontando denúncias de irregularidades em programas habitacionais da Caixa. O Maranhão surge em lista feita pelo Ministério da Justiça como o estado com o maior registro de irregularidades em programas habitacionais financiados pela Caixa Econômica Federal.
Em abril deste ano, um levantamento do Ministério da Justiça apontou para o Maranhão como sendo o Estado com maior número de irregularidades em programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida. O balanço registrou 15.720 denúncias de ilegalidades ao longo dos cinco anos de execução do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário